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quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Carros do Futuro!


Eu adorei esses carros do futuro... tomara que eles existam!Aptera
aptera
Aptera
aptera
Aptera
como sera o carro do futuro?

Veículo nada virtual

Parece ficção, mas todas as novidades apresentadas aqui já estão em fase de pesquisa
1 – NO CAMINHO CERTO
Hoje: há sistemas de GPS capazes de indicar no painel a posição exata do carro em cidades e estradas. Os mais modernos fazem o download de mapas direto da rede
Amanhã: em caso de acidente, o carro indicará automaticamente a posição do veículo para as equipes de resgate. Também poderá mostrar onde fica a oficina mais próxima quando surgir algum problema
2 – MOTORISTA PRA QUÊ?
Hoje: estradas com sensores que guiam carros já foram testadas nos Estados Unidos e na Europa. Os veículos passam de 100 km/h, mantendo distância de 6,5 metros entre si
Amanhã: estradas e avenidas com esses sensores aumentarão o fluxo em uma pista de 2 mil para 5 700 carros por hora. Afinal, conforme diminui a distância entre os carros, maior é a capacidade da pista
3 – SEMPRE NA MODA
Hoje: no campo do design dos veículos, esforços para diminuir o tamanho do motor permitiram carros mais espaçosos e aerodinâmicos
Amanhã: a idéia mais radical na imaginação dos projetistas são carrocerias com fibras especiais, que mudariam de cor ao receber impulsos elétricos. Bastaria selecionar a nova cor pelo computador do carro
4 – LOCADORA MÓVEL
Hoje: modelos ultraluxuosos vêm equipados com DVD, videogame, telas de cristal líquido e micros que obedecem comandos de voz
Amanhã: internet sem fio com velocidade 300 vezes maior que a de conexões discadas permitirá baixar filmes e músicas instantaneamente. Chips que deixam o som do rádio cristalino também estão chegando
5 – ARRANQUE ECOLÓGICO
Hoje: os melhores protótipos de motores movidos a hidrogênio alcançam 140 km/h, com autonomia de 150 quilômetros. Há sistemas que convertem metanol e álcool nesse combustível não-poluente
Amanhã: o mais difícil será criar uma rede de distribuição de hidrogênio tão eficiente quanto a de gasolina. Como o álcool pode ser convertido em hidrogênio dentro do carro, o Brasil leva vantagem
VISÃO EXTRA
Hoje: carros top de linha vêm com sistemas que detectam um obstáculo à frente, com autonomia para frearem sozinhos, além de faróis de xenônio, mais potentes
Amanhã: a tendência são faróis espertos, que acompanhem a direção do carro nas curvas, assim como sensores de infravermelho: no escuro, eles detectariam pedestres desavisados a cerca de 300 metros
OFICINA INSTANTÂNEA
Hoje: para que o carro absorva melhor os impactos, os modelos mais modernos são feitos com chapas gradualmente mais finas entre o “cockpit” (onde ficam o motorista e os passageiros) e o pára-choque
Amanhã: a chave é a pesquisa com materiais que tenham mais “memória”. Ou seja, capazes de voltar à posição original após um choque. O ápice seria um carro que pudesse se desamassar sozinho

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